Joan Miró i Ferrà (Barcelona, 20 de abril de 1893 — Palma de Maiorca, 25 de dezembro de 1983) foi um escultor, pintor, gravurista e ceramista surrealista catalão.[1]
Índice
[esconder]História[editar | editar código-fonte]
Quando jovem frequentou a Reial Acadèmia Catalana de Belles Arts de Sant Jordi da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar os seus estudos, esteve em Paris, onde conheceu Pablo Picasso e entrou em contato com as tendências modernistas como o fauvismo e o dadaísmo. [2] [1]
No início da década de 1920, conheceu o fundador do movimento surrealista André Breton entre outros artistas. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, e Maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. Participou na primeira exposição surrealista em 1925. [2] [1]
Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado as duas obras Interiores holandeses I e Interiores holandeses II. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: Números e constelações em amor com uma mulher. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. Em suas obras, principalmente nas esculturas, utiliza materiais surpreendentes, como a sucata.[1]
Três anos depois, rumou pela primeira vez aos Estados Unidos e nos anos seguintes; durante um período muito produtivo, trabalhou entre Paris e Barcelona.
No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto.
Algumas obras revelam grande espontaneidade, enquanto em outras se percebe a técnica feita com muito cuidado, e esse contraste também aparece em suas esculturas. Miró tornou-se mundialmente famoso e expôs seus trabalhos, inclusive ilustrações feitas para livros, em vários países.
Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza e, quatro anos mais tarde, o mural que realizou para o edifício da UNESCO em Paris[1] ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim. Em 1963, o Museu Nacional de Arte Moderna de Paris realizou uma exposição de toda a sua obra.
Em 1978 recebeu a Medalha de Ouro da Generalidade da Catalunha e o |Prêmio Antonio Feltrinelli.
Principais obras[editar | editar código-fonte]
Pinturas[editar | editar código-fonte]
Relação extraída dos catálogos de exposições:
- Werner Spies, La Révolution surréaliste, Éditions du Centre Pompidou, 2002 ISBN 978-2844261090
- André Breton, Le Surréalisme et la peinture, Paris, Gallimard, 2002 (1re éd. 1965) ISBN 978-2070418596
- Jean- Louis Prat, Miró, Martigny (Suisse), Fondation Pierre Gianadda, 1997 ISBN 2-88443-042-3
- Jean- Louis Prat, Joan Miró, rétrospective de l'œuvre peint, Saint-Paul-de-Vence, Fondation Maeght, 1990 ISBN 9782900923016
E dos livros:
- Jacques Dupin, Joan Miró, Paris, Flammarion, coll. « Grandes monographies », 1961 et 1993 ISBN 2-08-011744-0
- Camilo José Cela et Pere A. Serra, Miró et Mallorca, Barcelone et Paris, Polígrafa et Cercle d'Art, 1984 et 1985 ISBN 2-7022-0191-1
Norte-Sul Nord-Sud | |
---|---|
do quadro | |
Autor | Joan Miró |
Data | 1917 |
Técnica | pintura a óleo sobre tela |
Dimensões | 62 × 70 |
Localização | Galeria Maeght, Paris |
Interior holandès I Interiors holandesos I | |
---|---|
Imagem da obra | |
Autor | Joan Miró |
Data | 1928 |
Técnica | pintura a óleo sobre tela |
Dimensões | 91,8 × 73 |
Localização | MoMA, Nova York |
Interior holandès III Interiors holandesos III | |
---|---|
Imagem da obra | |
Autor | Joan Miró |
Data | 1928 |
Técnica | pintura a óleo sobre tela |
Dimensões | 129,9 × 96,8 |
Localização | Metropolitan Museum of Art, Nova York |
Blau I, II, III Bleu I, Bleu II, Bleu III | |
---|---|
Imagem das obras | |
Autor | Joan Miró |
Data | 1961 |
Técnica | pintura a óleo sobre tela |
Dimensões | 270 × 355 |
Localização | Centro Georges Pompidou,Paris |
Data | Nome da obra | Técnica | Museu | Cidade |
---|---|---|---|---|
1917 | Nord-Sud | óleo sobre tela | coleção de Paule e Adrien Maeght | Paris |
1919 | Autoretrato | óleo sobre tela | Museu Picasso | Paris |
1921 | Grand nu debout | óleo sobre tela | Perls Galleries | Nova York |
1921 | La Ferme | óleo sobre tela | National Gallery of Art | Washington |
1921 | Retrat de ballarina espanyola | óleo sobre tela | Museu Picasso | Paris |
1923 | Terra llaurada | óleo sobre tela | Fundação Solomon R. Guggenheim | Nova York |
1924 | Paysage catalan | óleo sobre tela | Museum of Modern Art | Nova York |
1924 | La Famille | giz preto e vermelho sobre papel émeri | Museum of Modern Art | Nova York |
1924 | Maternité | óleo sobre tela | Scottish National Gallery of Modern Art | Edimburgo |
1925 | Carnaval do Arlequim | óleo sobre tela | Albright-Knox Art Gallery | Buffalo |
1927 | Le Cheval de cirque | óleo sobre tela | Hirshhorn Museum and Sculpture Garden, Smithsonian Institution e Musée communal des beaux-arts d'Ixelles | Washington e Bruxelas |
1927 | Tête | óleo sobre tela | Centro Georges Pompidou | Paris |
1928 | Interiors holandesos I | óleo sobre tela | Museum of Modern Art | Nova York |
1928 | Interiors holandesos II | óleo sobre tela | Coleção Peggy Guggenheim - Fundação Solomon R. Guggenheim | Veneza |
1928 | Interiors holandesos III | óleo sobre tela | Metropolitan Museum of Art | Nova York |
1928 | Dançarina espanhola | colagem | Centre national d'art et de culture Georges-Pompidou | Paris |
1930 | Peinture, la magie de la couleur | óleo sobre tela | Menil Collection | Houston |
1930 | Peinture (Miró 1930)] | óleo e gesso sobre tela | Fondation Beyeler | Basileia |
1933 | Composição (Miró 1933] | óleo sobre tela | Kunsthalle de Berne | Berna |
1933 | Composition, concentration plastique | óleo sobre tela | Lille Métropole Musée d'art moderne, d'art contemporain et d'art brut | Villeneuve-d'Ascq |
1934 | Escargot, femme, fleur et étoile | óleo sobre tela | Museu do Prado | Madrid |
1937 | Nature morte au vieux soulier | óleo sobre tela | Museum of Modern Art | Nova York |
1938 | Una estrella acaricia el pit d'una negra | óleo sobre tela | Tate Gallery | Londres |
1939-1941 | Série Constel·lacions | tempera, gouache, óleo, tinta pastel, solvente sobre papel | Fondation Joan-Miró e Museum of Modern Art | Barcelona e Nova York |
1942-1949 | Femme, oiseau, étoile | tinta pastel, crayon, resina, gouache, carvão vegetal, óleo sobre tela | Coleção de Rosengart e coleção Jeannette e Paul Haim | Lucerne e Paris |
1945 | La Course de taureau | óleo sobre tela | Centre national d'art et de culture Georges-Pompidou | Paris |
1961 | Blau I, Blau II i Blau III | óleo sobre tela | Centre national d'art et de culture Georges-Pompidou | Paris |
1968 | Personatge davant del sol | acrílico | Fondation Joan-Miró | Barcelona |
1968- 1973 | Mai 1968 | óleo sobre tela | Fondation Joan-Miró | Barcelona |
1972 | Dona i ocells a l'alba' | óleo sobre tela | N.D. | N.D. |
1974 | L'esperança del condemnat a mort | óleo sobre tela | Fondation Joan-Miró | Barcelona |
Murais cerâmicos[editar | editar código-fonte]
Data | Local | Cidade |
---|---|---|
1947 | Pintura mural no restaurante do Terrace Plaza Hotel | Cincinnati |
1957 | Mural Sol e LuaMural Sol e Lua, UNESCO | Paris |
1960 | Pintura mural no interior da cafeteria do Harkness Graduate Center da Harvard Law School | Cambridge (Massachusetts) |
1964 | University of St. Gallen (Escola de Administração de Empresas) | Sankt Gallenkappel |
1964 | Labyrinthe Miró, Fondation Maeght | Saint-Paul-de-Vence |
1970 | Mural do Aeroporto de Barcelona | El Prat de Llobregat |
1970 | Mural cerâmico para a Exposição Universal de Osaka | Osaka |
1971 | Muro cerâmico para o Wilhelm-Hack-Museum, Ludwigshafen | Ludwigshafen |
1972 | Mural para o museu de arteKunsthaus Zürich | Zurique |
1972 | Mural para a Cinémathèque Française (ARTIUM) | Paris |
1976 | Mosaico da Pla de l'Os | Barcelona |
1977 | Mural cerâmico na Universidade de Wichita | Wichita (Kansas) |
1978 | [Mural para a IBM | Barcelona |
1980 | Mural para o Palau de Congressos de Madrid | Madrid |
1983 | Parc del Mar | Palma de Mallorca |
Ilustrações[editar | editar código-fonte]
Data | Autor | Livro | Técnica |
---|---|---|---|
1930 | Tristan Tzara | L'arbre des Voyageurs | 4 litogravuras |
1933 | Georges Hugnet | Enfances | 3 gravuras |
1944 | Joan Miró | Barcelona | 50 litogravuras em preto e branco |
1948 | Henry Miller | Le sourire au pied de l'échelle | N.C |
1951 | Tristan Tzara | Parler seul | gravuras e desenhos |
1954 | Joan Miró | Une Hirondelle | textos e desenhos |
1957 | René Crevel | Bague d'Aurore | 5 água-forte |
1958 | Paul Éluard | À toute épreuve | 80 xilogravuras |
1958 | André Breton | Constellations | 22 guache |
1959 | René Char | Nous avons | 5 água-forte |
1961 | Raymond Queneau | Album 19 | 19 llitogravuras |
1966 | Alfred Jarry | Ubu Roi | 13 llitogravuras |
1967 | Ivan Goll | Bouquets de rêves pour Neila | 19 llitogravuras |
1971 | Joan Miró | Ubu aux Baléares Le lézard aux plumes d'or | textos e desenhos |
1972 | Joan Brossa | Ode à Joan Miró | 8 llitogravuras |
1975 | Jacques Prévert | Adonides | 63 gravuras |
Esculturas[editar | editar código-fonte]
Data | Descrição da obra |
---|---|
1930-1931 | Personatge amb paraigua, escultura de fusta, paraigua i fulles seques, Fundació Joan Miró (rèplica, 1973). |
1946-1949 | Ocell lunar, em bronze (diversas cópias). |
1946-1949 | Ocell solar, em bronze (diversas cópias). |
1967 | Rellotge de vent, escultura em bronze. |
1967 | La carícia d'un ocell, bronze pintado. Fundació Joan Miró. |
1973 | Dona ampolla, escultura em bronze. Parc Cultural Viera i Clavijo de Santa Cruz de Tenerife. |
1974 | Gos, bronze. Fundació Joan Miró de Barcelona. |
1978 | Conjunto monumental para a La Défense, em Paris. |
1981 | Miss Chicago, escultura pública. Chicago. |
1981 | Femme, escultura en bronze. Casa de la Ciutat de Barcelona. |
1983 | Dona i Ocell, escultura de cimento recoberta de cerâmica. Parc Joan Miró. |
Bibliografia[editar | editar código-fonte]
- Joan Miró. Paintings. Catalogue Raisonné. Hrsg. von Jacques Dupin. Daniel Lelong, Paris 2002, ISBN 978-2-86882-049-5
- Joan Miró. Sculptures. Catalogue Raisonné 1928–1982. Hrsg. von E. Fernando Miró, Daniel Lelong, Paris 2006, ISBN 978-2-86882-074-7
- Joan Miró, Josep Llorens Artigas. Ceramics. Catalogue raisonné 1941–1981, hrsg. von Cristina Calero Fernandez. Galerie Lelong and Successio Miró, Paris 2007, ISBN 978-2-86882-079-2*
- Clavero, Jordi J. Fundació Joan Miró. Guia de la Fundació. Barcelona: Ediciones Polígrafa, 2010. ISBN 978-84-343-1242-5.
- Escudero, Carmen; Montaner, Teresa. Joan Miró 1893-1993: Catàleg. Fundació Joan Miró - Leonardo Arte, 1993.
- Escudero, Carme; Montaner, Teresa. Joan Miró, desfilada d'obsessions: 14 juny-2 setembre 2001. Barcelona: Fundació Joan Miró, 2001. ISBN 84-923925-9-2.
- Green, Christopher. Joan Miró, 1923-1933: el darrer i primer pintor. Fundació Joan Miró - Leonardo Arte, 1993.
- Lubar, Robert S. La Mediterrània de Miró: concepción d'una identitat cultural. Fundació Joan Miró - Leonardo Arte, 1993.
- Malet, Rosa Maria (dir.). Obra de Joan Miró. Barcelona: Polígrafa, 1988 (1a ed).
- Malet, Rosa Maria. Joan Miró. Barcelona: Edicions 62, 1992. ISBN 84-297-3568-2.
- Malet, Rosa Maria. Joan Miró: apunts d'una col.lecció : obres de la Gallery K. AG. Barcelona: Fundació Joan Miró, 2003. ISBN 978-84-932159-8-9.
- Malet, Rosa Maria. Joan Miró. Barcelona: Edicions 62, 2003. ISBN 978-84-932159-8-9.
- Raillard, Georges. Miró. Madrid: Debate, 1992. ISBN 84-7444-605-8.
- Sert: 1928-1979, obra completa : mig segle d'arquitectura. Barcelona: Fundació Joan Miró, 2004. ISBN 978-84-933928-5-7.
- Torres, Milagros. Joan Miró: un català universal. Revista Quadern n.90, 1993.
- Rebull Trudell, Melania. Joan Miró. Barcelona: Globus y Ediciones Polígrafa, 1994. ISBN 84-88424-96-5.
Nenhum comentário:
Postar um comentário